Jardim Botânico do Rio de Janeiro firma acordo de patrocínio com Alliança Saúde para investimento de R$3,6 milhões em três anos

26.05.2023

Parceria prevê a manutenção das atividades do Centro de Responsabilidade Socioambiental (CRS), conservação ambiental e a promoção de saúde e bem-estar

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e a Alliança Saúde assinaram um acordo de cooperação, que prevê o investimento de R$3,6 milhões em atividades do Centro de Responsabilidade Socioambiental e de disseminação de conhecimento e ações de interesse mútuo. O marco simbólico dessa assinatura aconteceu hoje, dia 22, na sede da presidência do JBRJ..

O plano de trabalho relativo aos próximos 3 anos contempla a realização de capacitações profissionais e de iniciação científica para jovens de 15 a 18 anos em situação de risco socioeconômico. Também estão previstas programações culturais na promoção da saúde, do bem-estar e da conservação ambiental dentro do Jardim Botânico. As ações de divulgação científica e de disseminação do conhecimento já realizadas pelo JBRJ serão fortalecidas pela parceria firmada.  Para      Isabella Tanure, vice-presidente do Conselho de Administração da Alliança Saúde, as ações são fundamentais:

“Nós sabemos que uma sociedade saudável é aquela que investe em prevenção, em cuidado e no bem-estar, não só humano, mas animal e ambiental. Esse conceito amplo de saúde norteia nossa parceria com o Jardim Botânico e inspira nosso propósito com esse patrocínio: pela saúde de todos, estamos cuidando de quem pode cuidar do planeta”, afirma Isabella, ressaltando que, como carioca, tem muito orgulho do Jardim Botânico e de, agora, poder contribuir com iniciativas que reforçam sua relevância.

Além disso, a parceria contempla a realização de eventos gratuitos ao público, como concertos musicais, oficinas artísticas e atividades colaborativas no interior do arboreto do Jardim. Parte das atividades será realizada com o apoio da Associação de Amigos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

“A Alliança Saúde vive uma nova fase, em que expande sua presença e serviços para além do diagnóstico. Focada na saúde integral e na promoção do bem-estar, nossa visão encontrou, nessa parceria com o Jardim Botânico, total harmonia. Ficamos extremamente felizes por poder contribuir com a manutenção desse patrimônio histórico, turístico e ambiental, promovendo um impacto positivo na vida dos jovens beneficiados pelo Centro de Responsabilidade Socioambiental e suas famílias, dos colaboradores e de todos os visitantes”, reforça Nelson Tanure, presidente do Conselho de Administração da Alliança Saúde.

O Centro de Responsabilidade Socioambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro atua há 34 anos na capacitação para o mercado de trabalho e na promoção da cidadania de jovens em situação de vulnerabilidade social, tornando-se referência no segmento. São mais de 4 mil alunos formados em diferentes cursos profissionalizantes em um ambiente de excelência. O Centro faz parte da Escola Nacional de Botânica Tropical, diretoria do JBRJ responsável pelos programas de pós-graduação, extensão, educação ambiental e pela coordenação dos eventos de divulgação científica e disseminação do conhecimento.

“Quando a semente é boa, floresce! Ao longo dos últimos trinta anos, o CRS recebeu boas sementes que têm gerado muitos frutos. Frutos de transformação, que têm promovido a formação de cidadãos através da educação, profissionalização e respeito ao meio ambiente. Com esta nova parceria, novas sementes estão sendo plantadas, nos fazendo acreditar que muitos bons frutos ainda serão colhidos, garantindo a continuidade deste projeto que tanto nos orgulha. Uma grande parte da nossa missão é divulgar ciência e disseminar o conhecimento aqui produzido e ter a Alliança Saúde como parceira nessa missão certamente vai ampliar imensamente nosso alcance”, ressalta o Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Eliezer de Sousa Nunes.

O programa de parcerias do Jardim Botânico do Rio pretende ampliar o alcance de sua atuação e atingir estratégias pactuadas em âmbito nacional e internacional, galgando patamar de excelência em ciência, cultura, turismo e educação ambiental.

Outras notícias relacionadas